sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Fronteiras Digitais

Reflexão do Vídeo: “ Fronteiras Digitais ”


Após assistir ao vídeo, confesso que é como se tivesse resumido toda a filosofia do curso em minha memória como um feedback. É notório que o mundo evoluiu, se compararmos nosso estilo de vida com o de outras gerações anteriores e não muito distantes da nossa, percebemos que as diferenças são gritantes. Talvez aí esteja a chave dos problemas, fomos ou pelo menos muitos educadores hoje atuantes, foram educados e formados em épocas completamente adversa à que estamos vivendo, achamos que não teríamos que acompanhar a evolução do mundo para ser um profissional de qualidade. Quantos emitiram a seguinte frase: “ Não sei, nem vou aprender a mexer em computador, não vou usar isso mesmo, não é isso que prova se eu sou ou não um bom professor!” Talvez hoje, eles estejam revendo suas velhas concepções de educação.

E o vídeo “Fronteiras Digitais” nos mostra bem essa mudança ocorrida com os seres humanos recém-surgidos no mundo. Crianças, adolescentes, jovens que hoje compõem nosso alunado são pessoas com uma habilidade digital incomparável, manuseiam, ligam , programam os aparelhos eletrônicos numa rapidez e eficácia que acabamos ficando envergonhados diante deles, afinal eu sou o professor, e ele está me ensinando...onde já se viu ! Tais mentalidades e posturas devem ser revistas urgentemente, pois a monotonia de algumas aulas, pode ser o motivo de descaso tanto por nossas aulas e ensinamentos quanto por nós mesmos, os denominados PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. É chegada a hora de refletir e buscar alternativas de atuação mais condizentes à realidade daqueles que vivem em meio a um mundo completamente tecnológico, mesmo sabendo que para muitos, essa é realmente uma tarefa árdua.


Um comentário:

Sônia Bonfim disse...

Não podemos ficar alheios a toda essa tecnologia que chegou a escola,devemos utilizar esses recursos, fazendo aulas mais atrativas e interessantes aos nossos alunos. E com certeza quem algum dia disse que não ia utilizar o computador, hoje realmente deve estar revendo seus conceitos.