Reflexão referente à leitura do texto : “ Educação Inovadora / Aprendendo com a vida ”
José Manuel Moran nos convida a uma reflexão bastante interessante voltada a uma análise da trajetória que perspassamos em nossa vida. Ele nos coloca frente a questões de remetem a pensar o que realmente é importante, ou seja, válido garantirmos em nossa trajetória de vida. Mas, o que mais me encantou mesmo em todas as suas palavras é o fato de ele afirmar que somente através da educação e o aprimoramento dela nos sentiremos pessoas realmente REALIZADAS NA VIDA. E o que significa ser realizado? Ser realizado é quando tomamos a atitude proposta por Moran , de olharmos para nossos rastros e enxergarmos do patamar atual em que nos encontramos o quanto subimos, o quanto construímos, o quanto deixamos principalmente pessoas que marcamos em nossas relações diárias. E quando vemos que há conquistas positivas, houve progresso, é quando descobrimos que certamente fizemos a trajetória certa.
No entanto, infelizmente, não são muitos que conseguem visualizar um percurso de vida como esse descrito, afinal o sucesso é para aqueles que realmente acreditaram no potencial da educação e no quanto ela nos torna pessoas mais respeitadas, fortalecidas e capacitadas a discernir o que é bom ou não não para nosso avanço. Vale ressaltar ainda, da importância de sempre ter uma força interior, uma chama acesa para nos mover a querer saber mais, a aprender mais, demonstrando mais segurança , numa dfesa de um ponto de vista.
Enfim, Moran nos dá uma verdadeira injeção de ânimo, a fim de percebermos que saber nunca é demais, e nos faz compreender que sem uma educação de qualidade não há como obter um sucesso totalizado enquanto indivíduo que atua, produz e reproduz em prol de uma real aprendizagem.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É se olharmos pra trás, com certeza veremos o quanto aprendemos, o quanto crescemos e não poedmos parar agora, temos que continuar.
Faltou o link para o texto.
Esse texto está em duplicidade.Exclua um.
Postar um comentário